A avaliação é um método que tem muitas atribuições e que podem possibilitar ao professor variadas formas de perceber qual é a necessidade do aluno. É muito difícil avaliar, pois na avaliação o aluno ter se saído mal por vários motivos (emocional, psicológico, “deficiência” do professor em explicar o conteúdo e vários outros) e o professor precisa ter a sensibilidade de perceber o que aconteceu com o aluno nesse período.
A avaliação recebe estas atribuições:
SELECIONAR= é uma forma de avaliar onde valoriza o que a pessoa tem competência para realizar e se ajustam em certos critérios determinados como essenciais para a realização de determinada tarefa.
DIAGNOSTICAR= é definir entre os fatores estabelecidos, aqueles que determinam uma dificuldade para o aluno.
ANTECIPAR= essa forma de avaliação é na maioria das vezes, realizada pelo professor através do feedback onde o docente busca o conhecimento já adquirido pelo discente.
ORIENTAR= é conduzir o aluno para o caminho desejado. Depois da antecipação, a partir das respostas dos alunos e o professor vai direcionar o conteúdo para o caminho desejado.
CERTIFICAR= o aluno tende a atender as exigências básicas, mínimas para sua formação.
REGULAR= é produzir uma avaliação formativa e contínua. Essa avaliação permite ao docente analisar se o processo aprendizagem está na direção pretendida.
Para concluir o tema abordado, podemos afirmar que há muitas maneiras de verificar se o discente compreendeu o conteúdo, além da escrita, o professor pode realizar jogos educativos trabalhos em grupo, apresentações de trabalho para a turma, debates e muitas outras possibilidades de avaliar que devem ser consideradas pelo docente. O aluno pode ser avaliado sem perceber que é uma avaliação e isso facilita para que o professor analise se seus alunos realmente aprenderam.
Essa é a hora!
Há 16 anos
3 comentários:
Oi meninas,
Ótima postagem, está bem atualizado. Como aprendemos, a avaliação é difícil tanto para o aluno quanto para o professor, mas como educadoras, siguindo as 6 funções avaliativas, podemos avaliar de uma forma melhor, sem fazer com que o aluno decore a matéria para a avaliação, pois ele deve entender e interpretar o que está sendo pedido. Sendo assim o aluno não pode ser avaliado apenas por uma simples "folha de papel", e devemos observar seu desempenho, atenção e desenvolvimento nas aulas.
By Warda e Julyana
Parabéns! Continuem postando e mostrando o cresciomento de vocês...
BzZôs
Lana e Rosane
A avaliação tem, para o aluno, como uma atividade de punição.
Parabéns pelo blog!
Avante!
Bjos
Larissa Azevedo e Livia Andretti
Postar um comentário