terça-feira, 30 de setembro de 2008

A importância do voto para sociedade.


Seus antepassados lutaram para obter o direito de escolher a melhor pessoa que governará seu municípioe seu país e depois de anos de reinvidicação por seus direitos, esse foi adquirido. Não podemos deixar que a luta de nossos antepassados tenha sido em vão, vamos honrá-los e utilizar o voto como se deve.

O voto é um direito e um dever que deve e precisa ser utilizado com consciência. Nós como cidadãos podemos, através desse direito mudar a situação precária do município em que vivemos e até mesmo o país e para isso é preciso escolher o candidato mais honesto e competente.

Para haver eleição é necessário ter eleitor, candidato e mesário, sem eles não existe eleição. Então, não venda seu voto, não anule-o e nem voto em branco, ele é um direito seu não o jogue fora. Vote com consciência.

sábado, 20 de setembro de 2008

As funções da avaliação e como esta deve ser trabalhada pelo professor

A avaliação é um método que tem muitas atribuições e que podem possibilitar ao professor variadas formas de perceber qual é a necessidade do aluno. É muito difícil avaliar, pois na avaliação o aluno ter se saído mal por vários motivos (emocional, psicológico, “deficiência” do professor em explicar o conteúdo e vários outros) e o professor precisa ter a sensibilidade de perceber o que aconteceu com o aluno nesse período.
A avaliação recebe estas atribuições:
SELECIONAR= é uma forma de avaliar onde valoriza o que a pessoa tem competência para realizar e se ajustam em certos critérios determinados como essenciais para a realização de determinada tarefa.
DIAGNOSTICAR= é definir entre os fatores estabelecidos, aqueles que determinam uma dificuldade para o aluno.
ANTECIPAR= essa forma de avaliação é na maioria das vezes, realizada pelo professor através do feedback onde o docente busca o conhecimento já adquirido pelo discente.
ORIENTAR= é conduzir o aluno para o caminho desejado. Depois da antecipação, a partir das respostas dos alunos e o professor vai direcionar o conteúdo para o caminho desejado.
CERTIFICAR= o aluno tende a atender as exigências básicas, mínimas para sua formação.
REGULAR= é produzir uma avaliação formativa e contínua. Essa avaliação permite ao docente analisar se o processo aprendizagem está na direção pretendida.
Para concluir o tema abordado, podemos afirmar que há muitas maneiras de verificar se o discente compreendeu o conteúdo, além da escrita, o professor pode realizar jogos educativos trabalhos em grupo, apresentações de trabalho para a turma, debates e muitas outras possibilidades de avaliar que devem ser consideradas pelo docente. O aluno pode ser avaliado sem perceber que é uma avaliação e isso facilita para que o professor analise se seus alunos realmente aprenderam.